No dia 11 de julho, comemora-se o Dia Mundial da População. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, a ONU, no ano de 1989, época em que a população mundial já havia atingido o número de 5 bilhões de habitantes. Passados pouco mais de três décadas, em 2022, o planeta chegou à incrível marca de 8 milhões de pessoas. E a data instituída pela ONU tem justamente o objetivo de destacar ações de planejamento e desenvolvimento social. Em grandes centros urbanos como Goiânia, este é o tema lembrando não só no dia 11 julho, mas diariamente quando nos locomovemos pela cidade, quando escolhemos um lugar para morar, quando buscamos por serviços de educação, saúde, lazer, quando nos preocupamos com segurança.
E é justamente para ajudar neste bom planejamento urbano que o poder público municipal e estadual há muito tempo tem trabalhado com um valioso aliado: a iniciativa privada. Hoje, em Goiás, são muitos os bons exemplos de empreendimentos imobiliários, que vão muito além de oferecer um bom lugar para se morar, e por meio de parceria público-privadas levam benefícios como pavimentação asfáltica, saneamento, espaços comunitários, áreas de lazer e segurança.
Em Abadia de Goiás, por exemplo, cidade que fica a pouco mais de 20 quilômetros de Goiânia, na região metropolitana, a empresa Localiza Urbanismo custeou a implantação da sede para o primeiro batalhão da Polícia Militar (PM) na cidade, que será responsável pela segurança ostensiva na região. A incorporadora também já aprovou o apoio financeiro para a construção de uma Unidade de Saúde Básica (UBS) e de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), além de asfaltar quatro quilômetros entre a GO-040 e a BR-060, que estão dentro do bairro planejado Reserva do Bosque, empreendimento que foi parcialmente entregue e habitado, mas tem capacidade para receber cerca de 3.600 famílias.
“No passado [o Reserva do Bosque] era um vazio urbano e agora está se transformando em um novo endereço de qualidade de vida para os moradores de Abadia de Goiás. Outros dois quilômetros dos seis quilômetros de estrada de chão foram realizados pela Prefeitura de Abadia com a contribuição da Localiza, que realizou a terraplanagem e a execução da galeria pluvial”, explica o engenheiro Danilo Tavares, diretor da Localiza Urbanismo. Ele explica que a população celebrou o asfalto, esperado há quase 30 anos.
“Para se ter uma ideia, cerca de 60% da população da cidade vive na região sul, antes de contar com o asfalto, acabava resolvendo mais suas pendências em Aparecida de Goiânia ou na capital”.
Agora, ele diz, que a nova avenida que corta o Reserva do Bosque tornou-se o primeiro trecho urbano asfaltado entre a GO-040 e a BR-060, um trajeto mais curto para Goiânia e Aparecida de Goiânia. Danilo lembra ainda que nem todas estas implantações são obrigações da empresa, mas a decisão de custeá-la faz parte do compromisso de desenvolver os bairros para atender os moradores em todas as suas necessidades essenciais da população . “Uma desenvolvedora urbana não pode se resumir a fazer lotes, é preciso enxergar de fato o que as pessoas precisam para viver bem”, disse.
Segurança e Meio Ambiente
Esse tipo de experiência de parceria público privada que impacta positivamente no planejamento da cidade é visto também na capital. Um bom exemplo é o Eldorado Parque Bairro Pleno, grande complexo imobiliário cujo projeto prevê 25 torres residenciais, das quais oito já foram entregues e estão habitadas. O mega empreendimento está sendo construído no Parque Oeste Industrial, na região sudoeste da cidade.
Além da construção dos prédios residenciais, o grupo empreendedor, capitaneado pelas empresas Tropical Urbanismo, Dinâmica Engenharia e Engel Engenharia, implementou juntamente com o poder público vários equipamentos urbanos essenciais, como por exemplo, a sede do 42° Batalhão da Polícia Militar e a instalação de uma rede de câmeras de segurança, operada 24h por dia pela PM.
Outro pilar urbanístico do bairro planejado e que também foi implantado graças a uma parceria público privada de sucesso com a Prefeitura de Goiânia é o Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar. A bela área verde, inaugurada em 2022, possui 113 mil metros quadrados de extensão, integra o Projeto Urbanístico Ambiental Macambira Anicuns e beneficia cerca de 150 mil pessoas. Para ter uma ideia da sua projeção, o Parque Vaca Brava, no setor Bueno, possui apenas 79 mil metros quadrados.
“Quem percebe a evolução do bairro, e tudo o que está projetado para ser implantado nele, está elegendo o lugar para morar”, diz Wellington Costa, gerente da Raiz Vendas, que trabalha na venda dos apartamentos do complexo. Ele lembra que o bairro vai ganhar um shopping em breve, outra iniciativa do grupo empreendedor.
Fonte: Agência CBIC