Encontro Nacional reúne Serviços Sociais da Construção em BH

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Representantes de todos os Seconcis do país estão na capital mineira para dois dias de troca de experiências e apresentação de projetos e resultados

Comunicação Seconci Brasil

O Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) teve início nesta quinta-feira, 26 de setembro, no Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG). Entre hoje e amanhã, estão programados painéis e reuniões técnicas entre todos os Seconcis ativos no país. O ENSE acontece uma vez por ano e tem por objetivo reunir todas as instituições em funcionamento para troca de ideias, apresentação de projetos e resultados da atuação das entidades em suas respectivas regiões.

O presidente da Associação de Serviços Sociais (Seconci Brasil), Antônio Carlos Salgueiro, reforçou a importância do ENSE e de como os dois dias são fundamentais para que todos possam se conectar e levar novas ideias para suas bases. “O bom desse encontro é que todos trocam suas experiências, suas dores e mostra que não somos concorrentes, mas parceiros em busca de melhorias para nosso público alvo”, contou Antônio Carlos.

Também presente na abertura do ENSE, o presidente do Seconci-MG, Ricardo Catão Ribeiro, reforçou o caráter familiar do Encontro e agradeceu a presença de todos. “Há 9 anos, fomos anfitriões desse evento e é um prazer receber todos aqui novamente, confirmando que esse trabalho dos Seconcis se tornou referência em responsabilidade social e promoção do capital humano”, disse Catão.

No painel de abertura, a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargadora Evangelina Castilho Duarte, ministrou uma palestra sobre violência doméstica e familiar e também falou da parceria com o anfitrião sobre o projeto que tem levado conscientização e mobilização para os canteiros de obras de Belo Horizonte.

Em seguida, representantes dos Seconcis de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais participaram do painel “Como o Seconci pode auxiliar as empresas no estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável no que se refere à saúde mental dos trabalhadores”. Cada um apresentou seu projeto de saúde mental e os dados desses atendimentos aos trabalhadores. Antes das reuniões técnicas, o auditor-fiscal do trabalho, Mário Parreiras de Faria, ministrou uma palestra sobre os programas ocupacionais PCMSO e PGR.

Estiveram na abertura do ENSE 2024, o vice-presidente de relações trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Felipe Boaventura, o superintendente do Seconci-MG, Ivon Ribeiro de Godoy, que recebeu uma placa em homenagem ao seu trabalho à frente do Seconci-MG ao longo de 32 anos, a ex-presidente do Seconci-MG e atual vice-presidente de planejamento, Danuza Mohallem e o vice-presidente administrativo da entidade mineira, Márcio Afonso Pereira.