Representantes de todos os Seconcis do país estão na capital mineira para dois dias de troca de experiências e apresentação de projetos e resultados
Comunicação Seconci Brasil
O Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) teve início nesta quinta-feira, 26 de setembro, no Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG). Entre hoje e amanhã, estão programados painéis e reuniões técnicas entre todos os Seconcis ativos no país. O ENSE acontece uma vez por ano e tem por objetivo reunir todas as instituições em funcionamento para troca de ideias, apresentação de projetos e resultados da atuação das entidades em suas respectivas regiões.
O presidente da Associação de Serviços Sociais (Seconci Brasil), Antônio Carlos Salgueiro, reforçou a importância do ENSE e de como os dois dias são fundamentais para que todos possam se conectar e levar novas ideias para suas bases. “O bom desse encontro é que todos trocam suas experiências, suas dores e mostra que não somos concorrentes, mas parceiros em busca de melhorias para nosso público alvo”, contou Antônio Carlos.
Também presente na abertura do ENSE, o presidente do Seconci-MG, Ricardo Catão Ribeiro, reforçou o caráter familiar do Encontro e agradeceu a presença de todos. “Há 9 anos, fomos anfitriões desse evento e é um prazer receber todos aqui novamente, confirmando que esse trabalho dos Seconcis se tornou referência em responsabilidade social e promoção do capital humano”, disse Catão.
No painel de abertura, a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargadora Evangelina Castilho Duarte, ministrou uma palestra sobre violência doméstica e familiar e também falou da parceria com o anfitrião sobre o projeto que tem levado conscientização e mobilização para os canteiros de obras de Belo Horizonte.
Em seguida, representantes dos Seconcis de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais participaram do painel “Como o Seconci pode auxiliar as empresas no estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável no que se refere à saúde mental dos trabalhadores”. Cada um apresentou seu projeto de saúde mental e os dados desses atendimentos aos trabalhadores. Antes das reuniões técnicas, o auditor-fiscal do trabalho, Mário Parreiras de Faria, ministrou uma palestra sobre os programas ocupacionais PCMSO e PGR.
Estiveram na abertura do ENSE 2024, o vice-presidente de relações trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Felipe Boaventura, o superintendente do Seconci-MG, Ivon Ribeiro de Godoy, que recebeu uma placa em homenagem ao seu trabalho à frente do Seconci-MG ao longo de 32 anos, a ex-presidente do Seconci-MG e atual vice-presidente de planejamento, Danuza Mohallem e o vice-presidente administrativo da entidade mineira, Márcio Afonso Pereira.