Na manhã de ontem (10), o Seconci-Rio cumpriu a importante missão de participar da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) nas escolas, em uma ação voltada para os alunos do curso técnico em edificações da Firjan/SENAI. O evento foi prestigiando por representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação do superintendente executivo, Aloiso Soares, e das gestoras de projetos, Danielle Guimarães e Gabriela Serafim, além da gerente executiva do Seconci Brasil, Denise Noleto.
As atividades foram conduzidas pelo superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, e pela engenheira de Segurança do Trabalho, Juliana Lopes, que ministraram palestras sobre prevenção de acidentes na construção civil. Entre os tópicos discutidos estavam os principais riscos enfrentados no setor, como quedas em altura, choque elétrico e soterramento. A importância de seguir as Normas Regulamentadoras (NRs) para garantir a segurança nos canteiros de obras também foi destacada.
Além dos aspectos técnicos, Séllos também falou sobre a saúde mental e os impactos psicossociais que podem afetar o desempenho no trabalho e na vida pessoal, esclarecendo mitos e verdades sobre saúde emocional e promovendo reflexões sobre o autocuidado e a qualidade de vida dos futuros profissionais.
Um dos pontos altos da ação foi a experiência sensorial oferecida aos alunos, que puderam usar óculos simulando os efeitos de substâncias como LSD, maconha e álcool. Na atividade, eles precisavam percorrer uma trilha sem desviar do caminho, lidando com os efeitos distorcidos de cada substância. A dinâmica foi desenvolvida para demonstrar, de forma prática, como o consumo de drogas pode comprometer a percepção e os reflexos, destacando os riscos que isso representa tanto para a segurança no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana.
“Essa troca de conhecimento e a interação com situações cotidianas são fundamentais para formarmos profissionais mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios da construção civil”, destacou Séllos, acrescentando que, certamente, os alunos saíram com uma nova percepção sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.
A participação do Seconci-Rio na CANPAT, em parceria com o Sinduscon-Rio e com o apoio da Firjan/SENAI, reforçou o compromisso dessas entidades em promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Fonte: Seconci-Rio