Como a Saúde e Segurança do Trabalho pode ajudar na produtividade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Produtividade, esse é um dos fatores mais cruciais nos processos de uma empresa. Afinal, sem ter produtividade, as coisas não andam e não há resultados… Quando a produtividade está baixa, é necessário investigar.

E muitos não sabem, mas um grande influenciador da produtividade no trabalho, é o bem-estar e a segurança. Isso, porque um trabalhador que se sente seguro e confortável em seu ambiente do trabalho, fica mais motivado a trabalhar.

A Saúde e Segurança do Trabalho está ligada com a produtividade

Um colaborador que está saudável, que ama seu ambiente de trabalho, que exerce suas funções com êxito e que se sente seguro é um trabalhador mais produtivo. E a partir disto, vemos como a saúde e segurança do trabalho está ligada com a produtividade. Quando não há riscos, ou há segurança no local, o foco em suas tarefas e objetivos é maior, visto que, não precisa se preocupar com o restante.

Quando os funcionários percebem que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar, o clima organizacional se torna mais positivo. Isso favorece a colaboração, a comunicação e a resolução de problemas, contribuindo para o aumento da produtividade.

Outro ponto a se analisar é a redução de acidentes na empresa. Isto é, menos trabalhadores afastados, logo, mais produtividade. Quando um trabalhador se afasta, afeta não somente a ele, mas como toda uma equipe que trabalha em conjunto e toda a operação. Além disso, caso seja necessário contratar um novo funcionário, os treinamentos e toda adaptação também diminuem a produtividade, já que é uma pessoa que ainda está aprendendo. Portanto, vemos que mitigar riscos tem essa grande importância.

O trabalhador é importante

Para que a operação funcione bem, para que todos sintam-se seguros, para que todo o mapeamento de riscos seja realizado com êxito, o primeiro passo é a empresa entender que o trabalhador é importante. Afinal, sem trabalhador não existe a produção e sem a produção, não existe o lucro. Ou seja, é um ganho para ambos os lados.

Legislações de SST a serem cumpridas

Além de ser uma preocupação, a saúde e segurança do trabalho também é uma obrigação para as empresas que seguem o regime de Consolidação de Leis Trabalhistas.

A CLT estabelece os direitos e deveres dos empregados e empregadores, incluindo os relacionados à segurança e saúde no trabalho. Além disso, temos 38 Normas Regulamentadoras que são um conjunto de regras técnicas que detalham as medidas de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores em diversas atividades.

O não cumprimento das legislações pode acarretar multas e outras penalidades para a empresa, como:

  • Pausa nas atividades: em casos graves, as autoridades competentes podem paralisar total ou parcialmente as atividades da empresa, impedindo a produção e gerando prejuízos financeiros.
  • Responsabilidade civil: a empresa pode ser responsabilizada civilmente por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, sendo obrigada a indenizar os trabalhadores ou seus dependentes.
  • Responsabilidade criminal: em casos de omissão ou negligência que resultem em morte ou lesão grave, os responsáveis podem ser responsabilizados criminalmente.
  • Interdição de máquinas e equipamentos: a divulgação de casos de descumprimento das normas de SST pode gerar uma imagem negativa da empresa. Afetando sua reputação e relações com clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Dano à imagem da empresa: a divulgação de casos de descumprimento das normas de SST pode gerar uma imagem negativa da empresa, afetando sua reputação e relações com clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Aumento de custos: com todos esses danos, o aumento dos custos vem de diferentes formas, desde o custo com seguros, advogados, reparos em equipamentos, treinamentos e outros.

Como garantir a Saúde e Segurança do Trabalho de todos?

Agora que vimos como a Saúde e Segurança do Trabalho é importante para todos os processos, incluindo a produtividade, temos que garantir processos eficientes, como:

  • Fazer da tecnologia, uma aliada: usar um software de SST é a melhor opção para fazer uma boa gestão de SST, onde você tem uma visão estratégica de todos os funcionários e todas as taxas necessárias de saúde e segurança do trabalho. Além de conseguir cumprir a legislação da melhor forma e fazer todos os envios do eSocial em seus respectivos prazos;
  • Realizar a avaliação de riscos: identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente de trabalho;
  • Treinar os colaboradores: ofereça treinamentos periódicos sobre saúde e segurança no trabalho;
  • Investir em equipamentos de proteção individual: forneça aos colaboradores, os EPIs adequados;
  • Conscientização: conscientize todos os funcionários de que a segurança é um dever de todos.

Fonte: Portal SOC