Durante o mês, milhares de trabalhadores receberam orientação sobre tratamento, cuidado e rede de apoio no combate contra o câncer de mama
A campanha OUTUBRO ROSA – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama do Seconci-DF terminou com 28 palestras realizadas e 2.667 trabalhadores alcançados nos canteiros de obras das empresas parceiras. Para atender a demanda, a área médica da instituição disponibilizou duas técnicas de enfermagem do trabalho que percorreram diversas regiões do Distrito Federal falando sobre prevenção, cuidados e, principalmente, a rede de apoio para pacientes com câncer.
Uma das palestrantes, a técnica de enfermagem Elen Cristina, enfrentou um câncer de mama e conta que ter apoio durante o tratamento faz toda a diferença. “Não é fácil receber um diagnóstico de câncer. Foi muito importante ter ao meu lado o apoio do meu esposo. Passar por esse desafio sozinha é muito difícil e ter pessoas que nos ama, nos apoia do nosso lado torna a batalha mais fácil de ser vencida, como eu venci”, conta Elen.
Durante as palestras, Elen mostrou um vídeo do seu marido, Adalto Firmino, quem esteve ao seu lado durante o tratamento, como forma de sensibilização para os trabalhadores das empresas parceiras. Em seu depoimento, ele reforça como é importante que a rede de apoio dos pacientes estejam presentes e entendam a importância desse cuidado e atenção. “Caso encontre um desafio desse na sua jornada, não desampare essa pessoa. Ela precisa do seu amor, do seu carinho. Segure na mão dela e diga que ela não está só.”, conta Adalto.
Quem também participou da campanha neste ano, foi a técnica de enfermagem do trabalho Ana Paula dos Santos. Ela conta que foi uma experiência nova porque a conscientização não ficou restrita às mulheres, mas os homens também receberam orientações sobre a doença. “Os homens são o maior público da construção civil e a conscientização de ser o apoio direto dessa mulher que possa a vir a desenvolver o câncer da mama, é fundamental. Conseguimos mostrar a eles a importância do apoio, tanto na prevenção, quanto no tratamento”, explicou Ana Paula.
As empresas que solicitaram as palestras sobre o tema, elogiaram a iniciativa o trabalho desenvolvido pelo Seconci-DF. “Agradecemos o Seconci-DF por dispor desta ação com uma profissional que é um exemplo de vida para promover tudo que precisamos para orientação e esclarecimento dos trabalhadores”, comentou Gilson Vieire, técnico de segurança do trabalho da Soltec Engenharia.
A técnica de segurança do trabalho da JC Peres reforça a importância da campanha dentro das obras. “Assunto importante para abordar entre homens e mulheres. A vida não depende dos médicos, mas da nossa prevenção diária. Continuem nesse propósito de abrir os olhos de quem não tem ou precisa de informação”, disse Carla Moreira.
Fonte: Seconci-DF