Em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Seconci-MG desenvolve o projeto “Construindo Igualdades”, que leva às obras e sedes das empresas da construção civil o debate sobre a violência doméstica e familiar. O tema é abordado através de palestras ministradas por profissionais que atuam na rede de enfrentamento deste problema social, intermediadas pelo Departamento de Serviço Social do Seconci junto à Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) do TJMG.
Neste mês de novembro, em que acontece mais uma edição (a 28ª) da Campanha Justiça pela Paz em Casa, a entidade articulou contatos e providências para promover palestras sobre o assunto, que foram incluídas, inclusive, na programação das Sipats de várias empresas. É uma estratégia para difundir o projeto e provocar uma reflexão sobre violência de gênero, as formas como ela se manifesta e os meios de preveni-la ou evitá-la. Além de suscitar questionamentos pessoais, a iniciativa visa contribuir com mudanças sociais que repercutem na qualidade de vida e na melhoria da convivência familiar e profissional.
A Campanha Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, é parte de um esforço nacional do Judiciário para fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, sendo uma das metas prioritárias do CNJ. Entre seus objetivos está o de fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha e agilizar o andamento de processos relacionados à violência doméstica e de gênero. Ela ocorre anualmente em três momentos estratégicos: em março, agosto e novembro, coincidindo com datas de conscientização pela igualdade de gênero – o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (7 de agosto) e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).
Durante essas semanas, as audiências e julgamentos de casos de violência doméstica são priorizados em todo o Estado, promovendo a resolução rápida dos processos e demonstrando o compromisso do Tribunal com a defesa dos direitos das mulheres. O programa também realiza ações complementares, como palestras educativas, buscando envolver vários públicos como agentes de transformação na prevenção da violência de gênero.
Participe do Projeto Construindo Igualdades: Para promover uma palestra sobre violência doméstica e familiar na obra ou na sede de sua empresa, entre em contato com o nosso Departamento de Serviço Social, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 17h00, através dos telefones (31) 3449-8005, 3449-8006 ou 9 8676-1019 (WhatsApp). Formalize uma solicitação de palestra através do e-mail social2@seconci-mg.org.br, informando o local de realização da palestra, a data e horário pretendidos, o número de participantes, além do nome e contato de um(a) interlocutor(a), para a articulação de detalhes e providências pertinentes. Este setor intermediará contatos junto à Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG, que irá buscar um palestrante entre profissionais que têm expertise para abordar o tema, uma vez que atuam na rede de enfrentamento deste problema.
Fonte: Seconci-MG