CBIC destaca avanços na segurança do trabalho durante lançamento da CANPAT 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou, nesta quinta-feira (3), do lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2025, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e entidades ligadas à segurança e saúde no trabalho para debater medidas de prevenção e fortalecimento da cultura de segurança no ambiente laboral.

Durante a cerimônia, o presidente da CBIC, Renato Correia, ressaltou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso do setor da construção com a redução de acidentes e a valorização dos trabalhadores. “Hoje é um dia muito importante para nós da CBIC, que representamos a indústria da construção e temos como paradigma de atuação o reconhecimento e a valorização permanentes do trabalhador do nosso setor”, afirmou.

Correia destacou que a CBIC não apenas apoia e colabora com o MTE na Canpat, mas também desenvolve ações próprias para reforçar a segurança no setor. Um exemplo é a CANPAT Construção, que será lançada pela entidade no dia 11 de abril, durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo. 

Os números apresentados pelo presidente da CBIC refletem os avanços conquistados nos últimos anos. Entre 2010 e 2022, houve uma redução de 55% nos registros de acidentes de trabalho no setor da construção. Além disso, o setor passou da primeira para a sexta posição no ranking de incidência de acidentes, resultado da implementação de políticas de saúde e segurança no trabalho. No mesmo período, também houve uma queda de 92% no registro de doenças ocupacionais, levando a construção civil à nona posição no ranking de setores com maior incidência de doenças do trabalho.

“Temos canteiros mais seguros e trabalhadores mais saudáveis, amparados pelos equipamentos e assistência necessários ao pleno exercício de suas atividades em um ambiente de segurança”, destacou Correia. Ele também reafirmou a parceria estratégica da CBIC com o MTE na promoção de programas de capacitação voltados à mão de obra da construção civil. Um dos frutos dessa colaboração será o convênio com o SENAI para a implantação do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil, que visa aprimorar a qualificação profissional e ampliar a segurança no setor.

O lançamento da CANPAT 2025 contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que enfatizou a importância da união entre empregadores, trabalhadores e governo na construção de um ambiente laboral seguro e saudável. “A prevenção é essencial para um ambiente de trabalho seguro”, afirmou o ministro, ressaltando que a melhoria das condições laborais depende de fatores como qualificação profissional, investimento em tecnologia e compromisso dos gestores.

A campanha deste ano tem como foco o fortalecimento de dois instrumentos essenciais para a segurança no trabalho: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). As ações incluem capacitações e cursos online, produção de materiais informativos para Microempreendedores Individuais (MEI) e eventos esportivos, como a Corrida do Trabalhador e o Passeio Ciclístico da Segurança e Saúde do Trabalhador, em parceria com o SENAI.

O evento também reuniu diversas autoridades e representantes de entidades ligadas à segurança e saúde no trabalho, incluindo Washington dos Santos, da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP); Clóvis Queiroz, representante dos empregadores na CTPP; Adriana Silveira Machado, subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT); e Alberto Balazeiro, representante do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Sistema Fecomércio-DF.

Fonte: CBIC